Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Beleza x Saúde


Elana Mazon, Esther Louro, Manuelle de Lima, Marcela Lorea,
Maria da Graça Siqueira e Mônica Bandeira

Com a chegada do verão aumenta a preocupação com a questão estética. O que antes estava escondido pela roupa começa a aparecer juntamente com o calor. Nesta época do ano há uma busca crescente por academias, clínicas de estética, lojas de produtos naturais e de suplementos, além dos remédios e dietas. Com isso, nos vêm a questão: a partir de que momento a questão estética se torna um risco à saúde?

É evidente que grande parte das pessoas procura, primeiramente, as academias de ginástica para perder peso. O instrutor da Academia Viva Fitness Center, Cássio da Silva, afirma que no final do inverno há aumento no número de alunos. Além disso, é visível que nesta época do ano as mulheres retomam a atividade física, enquanto os homens a praticam durante o ano inteiro. Para ele, a questão estética é o principal fator para o aumento de alunos. Entre as mulheres, as aulas de ginástica são as mais procuradas, enquanto os homens se interessam mais pela musculação.
Quando a academia não dá resultados rápidos, como muitas pessoas desejam, há formas alternativas para se chegar ao “corpo perfeito”.  As lojas de suplementos alimentares possuem vários tipos de produtos para diversos objetivos. O proprietário de uma loja deste ramo afirma que, com a chegada do verão, as mulheres compram mais suplementos que auxiliam na perda da gordura localizada, os chamados termogênicos.  Já os homens, produtos para ganhar mais musculatura e até mesmo para evitar a perda da mesma.  Por fim, ele destaca que há suplementos para pessoas que não conseguem fazer de seis a sete refeições diárias, para assim suprir a demanda calórica perdida durante o dia.

Como sempre ocorreu, a mídia influencia muito a vida das pessoas. Hoje em dia existem inúmeras revistas e sites que fornecem dietas e remédios milagrosos. Um exemplo é a dieta do chá de três ervas, que promete emagrecer 6 kgs em um mês.
Em decorrência desses meios de comunicação, há um aumento significativo em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Na loja Sabor do Grão, a atendente Clarissa Norenberg diz que as pessoas procuram produtos milagrosos e que a cada semana um está em evidência. Na Botica Pelotense, a atendente Maria Aparecida Motta também conta que em cada semana há um remédio novo para emagrecimento rápido e fácil. Um dos produtos mais vendidos é o Óleo de Cártamo que ajuda na queima de gorduras. Tanto na farmácia quanto na loja de produtos naturais os atendentes afirmam que seus produtos ou os alimentos naturais devem ser associados a exercício físico e alimentação saudável.
Outra saída para o emagrecimento rápido são os tratamentos em Clínicas de Estética. De acordo com a esteticista Odete Barreto, quando chega esta época do ano as pessoas chegam à clínica querendo resolver problemas que foram criados no inverno.  “Nós somos somente um suporte, ajudamos muito com certeza [...] mas também a atividade física é importante. As pessoas têm que fazer um conjunto de esforços”, afirma.
De acordo com Odete, as mais procuradas são a drenagem linfática e a massagem estética. Enquanto a drenagem estimula o sistema linfático a funcionar mais rapidamente, a massagem auxilia na perda de gordura corporal e redução da celulite. A maior procura é por parte das mulheres, mas ela já atendeu homens, tanto sozinhos quanto com suas esposas. Para ela, o resultado rápido depende muito dos hábitos das pessoas fora da clínica.
Muitas pessoas acham que a última saída é a ida ao nutricionista. Este é um erro comum e, muitas vezes, os tratamentos adotados antes da procura por um profissional podem causar danos irreversíveis. A nutricionista Marlene da Costa garante que é impossível emagrecer 4 kgs em um mês de forma saudável. Em uma situação como essa, o corpo não consegue administrar a perda de peso, o que gera o chamado “efeito sanfona”. Ou seja, a pessoa perde peso e depois de um tempo engorda novamente.
“Não existe nada milagroso, nem suplemento, nem medicamento”, afirma Marlene. Para ela, apenas pessoas com obesidade mórbida devem recorrer a remédios para facilitar o emagrecimento. Ela alerta que todo excesso de peso é maléfico a saúde. Por isso, a forma mais saudável para o emagrecimento é a reeducação alimentar e a prática de exercício físico.
Marlene não possui uma opinião formada a respeito de suplementos alimentares, mas acredita que para reduzir peso é necessário comer menos que necessitas. Com relação à influência da mídia, ela alega que os meios de comunicação prometem muita coisa, mas o que é prometido geralmente não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário