Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comunidades no Orkut: A informação coletiva

Marcela Lorea e Mônica Bandeira
  
A inteligência coletiva é uma forma das pessoas compartilharem seus conhecimentos com outras, utilizando recursos como a internet, na qual os próprios usuários geram o conteúdo através da interatividade com a web. Neste contexto, o site Orkut, que funciona como uma rede virtual de relacionamentos, permite aos usuários participarem de comunidades nas quais possam interagir e discutir idéias. Desta forma, os debates nas comunidades são exemplos de interatividade.

Redes sociais

Surgido em 2004, o Orkut foi criado com o objetivo de aproximar as pessoas na internet. Inicialmente, pretendia abranger excepcionalmente a população dos Estados Unidos, mas o Brasil acabou se tornando o país com o maior número de usuários. Durante muitos anos, essa rede social foi a mais usada no mundo inteiro, até o surgimento do Facebook, quando grande parte dos usuários trocou de rede. O Facebook, atualmente, chama mais atenção do público por apresentar muito mais aplicativos e, além disso,  viabilizar mais debates entre os usuários, ao contrário do Orkut.

O Orkut e a vida universitária

O uso das comunidades no Orkut, apesar de algumas possuírem muitos membros, é pequeno. A maioria dos usuários não é ativa, ou seja, não utiliza os recursos do fórum. Outros apenas coletam as informações necessárias e não interagem com os participantes da comunidade.
A aluna Taís Kirstein, usuária do Orkut, possui muitas comunidades, mas afirma que não responde aos fóruns que participa. Contudo, quando precisa de alguma informação presente em certo fórum, vai até ele, visualiza e recolhe o dado. Uma das comunidades que ela mais consulta os fóruns é a da Odontologia da UFPEL, na qual encontra informações de seu curso. Marília Piva também participa das comunidades do Orkut, por se identificar pelos temas e  necessitar das informações que elas contêm. Ela lê os fóruns e debates para se interar dos assuntos dos quais tem interesse.
Os alunos do curso de Jornalismo da UFPEL, Vinícius Silveira e Igor Campos, também utilizam os recursos das comunidades. Eles afirmam que acessam-as muitas vezes durante a semana e participam de alguns fóruns. As comunidades mais utilizadas pelos estudantes é a do seu curso e a do seu time de futebol, o Grêmio.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope no ano de 2010 comprova que 82% das pessoas tiveram como primeira rede social o Orkut e 73% utilizam para relacionar-se com outras pessoas ou falar com os amigos.
Tanto o Orkut quanto o Facebook podem ser enquadrados como uma forma de inteligência coletiva justamente pelas características apresentadas. De um lado, o Orkut com seus fóruns e comunidades. De outro, o Facebook com toda sua interatividade e debates. Cada qual à sua maneira, ambos viabilizando o compartilhamento de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário