Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


quinta-feira, 30 de junho de 2011

A publicidade aliada ao entretenimento

Como a diversão com o futebol pode dar lucro às grandes empresas

Douglas Melo, Eduardo Reis, Igor de Campos e Vinicius Silveira

        A propaganda já foi responsável por uma guerra. Após a época de Hitler, a publicidade se tornou a maior “arma” das grandes empresas, uma vez que foi através dela que o ditador teve apoio da população. E no futebol isto não seria diferente, já que é um negócio que movimenta bilhões de dólares pelo mundo todo. Com a venda de produtos licenciados e negociações de jogadores, o futebol investe grande parte do dinheiro na paixão e na diversão dos apreciadores desse esporte.
        No Brasil, um dos maiores sites esportivos do país criou um projeto para as pessoas não acompanharem apenas os jogos de suas equipes, mas também de outros times do Campeonato Brasileiro: o Cartola FC. Disponível no site do globoesporte.com e do canal pago SporTv, trata-se de um fantasy game gratuito, que premia os vencedores de cada rodada.




        Nele, o competidor faz o cadastro no site, cria um nome, um escudo e uniforme para sua equipe. Feito isso, recebe C$100,00 cartoletas, que é a moeda do jogo, para escalar seu time. Cada competidor atuando no Campeonato Brasileiro possui um valor diferente, dependendo de sua importância, do clube em que atua e demais cotações feitas pelo game. A cada rodada os atletas sofrem variações em seu preço. Podem valorizar ou desvalorizar, dependendo de suas atuações e dos critérios utilizados pelo site. Os usuários do Cartola também podem criar ligas para competir entre amigos.
        Quando questionado sobre o fantasy game, o estudante Gustavo Neves disse que a atração é “a competição e tentar ganhar os prêmios que tem. Acompanho os times que me interessam além do Grêmio”. Diogo Rossi, por sua vez, afirmou: “utilizo o fantasy game para competir e conhecer os times”.
        Através do Cartola FC, os grandes sites e empresas de transmissão de jogos mantêm a atenção dos usuários. Com o objetivo de acompanhar a sua pontuação no game, os competidores dão maior audiência às programações esportivas do Campeonato Brasileiro. Esta “brincadeira” é uma esperta jogada de marketing, transformando um simples jogo em lucro para clubes, sites divulgadores e mídias donas dos direitos de transmissão do campeonato. Assim, quando a publicidade diverte, os efeitos são mais consideráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário