Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


sábado, 8 de outubro de 2011

De olho no seu carro

Ânderson Largue e Márcio Furtado





A questão da implantação do estacionamento rotativo em Pelotas causa muita polêmica. O assunto gera muitas dúvidas na população. O Acadêmicos da Notícia entrevistou o superintendente de Transportes e Trânsito de Pelotas, Flávio Al Alam (foto), para esclarecer as dúvidas da população sobre o assunto. Confira a entrevista:



Acadêmicos da Notícia - Como funcionará e quando entrará em funcionamento o estacionamento rotativo?
Flávio Al Alam - O estacionamento rotativo está em fase final de elaboração do Projeto de Lei. Estava na procuradoria, voltou para a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) para alguns ajustes e deverá voltar à procuradoria até o final deste mês para análise final. O estacionamento rotativo ZONA AZUL funcionará através de uma licitação para concessão a uma empresa privada, em que será vencedora a empresa que oferecer o maior valor de retorno percentual sobre o faturamento à prefeitura.

AN - Qual área será abrangida pelo sistema?
Flávio - A área inicial de funcionamento será do quadrilátero entre as ruas Gonçalves Chaves, Dr. Cassiano, Marechal Deodoro e Lobo da Costa, incluindo a área da Pça Cel. Pedro Osório.

AN - Em um primeiro momento, quantas vagas serão disponibilizadas?
Flávio - Nesta primeira área, o número de vagas oferecidas gira em torno de 1200.

AN - Quais serão as formas de pagamento?
Flávio - Isso faz parte da licitação. A empresa escolhe quais parquímetros utilizará e também a melhor forma de pagamento, que será através de moedas e também através da compra de cartões antecipados que a máquina retira dos créditos do cartão, escolhendo o tempo que a pessoa deseja estacionar.

AN - A prefeitura será responsável pelo monitoramento? Quantos funcionários serão envolvidos?
Flávio - A SSTT fará o monitoramento diário e provavelmente on-line do que será arrecadado pela empresa, repasses, taxa de ocupação e outras informações. A empresa deverá utilizar em torno de 100 pessoas entre todas suas atividades.

AN - Será aplicada multa? O Condutor pode perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)?
Flávio - Sim, será aplicada multa ao condutor que infringir a lei. A infração resultará no recolhimento do veículo, de acordo com o ART 181 do CTB, o infrator irá perder pontos na carteira.

AN - Qual o tempo máximo que a vaga poderá ser ocupada pelo mesmo veículo? Haverá tempo de tolerância para a aplicação de multa?
Flávio - O motorista terá 5 min para se deslocar até o parquímetro e efetuar a compra e a colocação no para-brisa por dentro do carro, de forma  que o fiscal o veja perfeitamente. O tempo será de no mínimo 30 min e o máximo de 2 hs. A partir disto o condutor terá que mudar o veículo de local e ele poderá ficar.

Você é a favor ou contra o estacionamento rotativo? De que forma isso irá afetar na sua atividade?

Sandro Silva Martins, gerente da loja Tevah, localizada no calçadão da rua XV de novembro

"Em relação à atividade da loja poderá beneficiar, os cliente reclamam que não tem vaga de estacionamento próximo ao estabelecimento. Com o estacionamento rotativo os veículos não vão ficar parados o dia todo, como ocorre em muitos casos, e abrirão vagas."
- Pessoalmente ele não concorda porque será mais uma taxa a ser paga.


Luiz Fuhro Souto, proprietário de estacionamento localizado em frente à Pça. Cel. Pedro Osório 

- Não é contra a implantação e acredita que não irá afetar o fluxo de veículos que utilizam o estacionamento.

Seu estabelecimento funciona 24 hs com clientes mensalistas e por hora que, segundo o Sr. Luiz, "não irão migrar para o estacionamento rotativo pela necessidade que existirá do veículo ser retirado do local após um tempo limite." 
"No estacionamento particular pago, o motorista tem comodidade e segurança, não necessitando se preocupar com o horário para retirar o veículo. [...] No estacionamento público não há a necessidade de pagar, porém há o risco de arrombamentos e assaltos, o que acredito que deverá diminuir com o estacionamento rotativo."                                                    
Cleder da Silva Albuquerque, guardador de carros que trabalha há 30 anos em frente à Prç. Cel. Pedro Osório

 

- É contra a implantação da Zona Azul porque foi informado na audiência pública que os guardadores teriam que se deslocar para outras áreas fora do perímetro do estacionamento rotativo.


Uilsom, gerente de papelaria situada na Rua Mal. Floriano 
– Não concorda.


"Alguns clientes deixarão de vir ao centro fazer compras para comprar em locais onde não há cobrança por estacionamento."

Edison Cunha, motorista

“Sou a favor do estacionamento rotativo na área central, teremos facilidade de acesso ao centro comercial da cidade, fazer uma compra, descarregar um material. Teremos mais vagas disponíveis, pois hoje as vagas são ocupadas por pessoas que trabalham no centro e ficam com seus veículos o dia inteiro estacionado e somos coagidos a dar dinheiro a um arrecadador que se diz guardador de carro. Esperamos também que a prefeitura arrecade mais, para termos melhores serviços.”
José Agnaldo, motorista

- Concorda com a implantação
 
 
"O espaço ficará mais democratizado."  

Um comentário: