Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Descaso público


Maria da Graça Siqueira

        Para estudar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), não basta ir bem  nos exames de ingresso. Tem de ter disponibilidade de locomoção, pois ainda há cursos com cadeiras nos vários campi, forçando o estudante a circular alguns quilômetros pela cidade.

        As condições dos ônibus são péssimas, e muitas vezes o estudante se sente mal com a falta de espaço, além do desconto no valor da passagem ser mínimo. De carro, a viagem até o município vizinho, onde fica o Campus Capão do Leão, oferece duas alternativas: uma rápida, pela BR 392, e outra mais lenta, pelo bairro Fragata.

        Entretanto, o pior percurso ainda está por acontecer. Após a rótula de acesso ao Campus, entra-se na Av. Eliseu Maciel, mais conhecida como “Estrada para o Inferno”, parodiando o filme de mesmo nome de 2006. A situação é grave.


        Quem olhar no Google Earth poderá ver os buracos. Se andar pelo lado direito, como na lei, poderá quebrar o carro, e se mudar para o esquerdo tem a chance de bater em outro veículo, que faz o percurso contrário e tem as mesmas dificuldades. É um verdadeiro teste de direção e de paciência. E nem pense em ir correndo para compensar o atraso, poderá ser fatal.
        Dia 10, às 15h, dois veículos se encontraram nessa situação adversa. Bateram, e por sorte, o dano foi só material. Mas da próxima vez pode não ser assim. Quem deverá se ferir gravemente, para que autoridades tomem as devidas providências?


       Como passava no local, perguntei ao policial que fazia a ocorrência, se algo seria feito em relação aos buracos gigantes, ao que ele respondeu: “se colocarem alguma foto no jornal ou na TV...”
        Portanto, estou fazendo a minha parte através das palavras, na esperança que alguém se importe com o que está acontecendo, ou poderá acontecer, com os estudantes que necessitam assistir aulas no Campus Capão do Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário