MORADORES E MOTORISTAS DIVIDEM OPINIÕES ENTRE A FUNCIONALIDADE DAS NOVAS RÓTULAS
Camila Faraco, Giorgio Guedin, Philippe Bachilli,
Vanessa Müller e Vinícius Waltzer
Exigências pela duplicação
da Avenida Ferreira Viana foram atendidas, porém motoristas e moradores dividem
as opiniões. Motoristas acreditam que a mesma foi necessária, mas as novas
rótulas ficaram impraticáveis pelo risco de acidentes. Já os moradores acharam
tanto a duplicação quanto as rótulas necessárias para a sua própria segurança.
Entrevistamos Clarissa
Folharini, engenheira do Departamento de Planejamento e Trânsito de Pelotas,
para que ela nos esclarecesse tanto a aceitação como a indignação em geral da
população. Segundo Clarissa, tanto a duplicação como a criação das rótulas, foi
construída por uma empresa terceirizada, ficando com a prefeitura somente a
concordância do traçado e a iluminação do local. Ela explica que o motivo de
terem contratado uma empresa terceirizada foi por pressão da prefeitura para
cumprir os prazos dados pelo Banco Mundial.
Clarissa admite que houve
atrasos na execução das adequações da pista por parte da prefeitura, devido à troca do secretariado. A engenheira acredita que as reclamações dos
motoristas se devem ao fato das melhorias passarem a idéia de que a Ferreira
Viana seja uma via de fluxo rápido. Ela afirma também que a via foi modificada
principalmente pela segurança, tanto para condutores quanto para
pedestres e moradores do local, com limites de velocidade e paradas
obrigatórias.
Sobre a necessidade de construir tantas rótulas, ela explica que
as vias laterais de acesso à Ferreira Viana possuem uma demanda maior por um
dos lados, o que torna as rótulas mais interessantes do que semáforos nos
cruzamentos. De acordo com Folharini, todas as rótulas foram feitas segundo o planejamento da
Secretaria de Transporte e Trânsito da prefeitura e seguem as medidas mínimas
de diâmetro. O investimento aproximado
para duplicação da Avenida Ferreira Viana foi de R$ 6 milhões e quatro meses de
trabalho.
Freqüência
de acidentes após a duplicação da avenida
Em pesquisa acerca do
aumento da freqüência dos acidentes após a construção das rótulas e da
duplicação da avenida, constatamos que no final de 2010 a média foi de um
acidente por dia e que a maioria ocorre durante a noite. Na maior parte dos acidentes, os motoristas não respeitam os
cruzamentos e estão em velocidade acima da média.
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Motoristas
e pedestres dividem as opiniões
Em entrevista com
motoristas, pedestres e moradores próximos à avenida, verificamos que os
pedestres se sentem mais seguros com a duplicação e construção das rótulas. Os
motoristas, em sua maioria, estão revoltados com a situação e reclamam do diâmetro
das rótulas.
O
que os pedestres pensam
“As rótulas ajudam muito a reduzir a velocidade, pois os motoristas trafegam em alta velocidade. Faltam faixas de pedestres também”, comenta Maria Teixeira, moradora da região
“A reclamação dos motoristas é válida, mas a redução da velocidade é essencial já que não há outra melhoria para os pedestres”, afirmou Júlio Sávio, mecânico
O
que os condutores acham
“A impressão que tenho é a de que quem fez essa obra não tinha a menor idéia do que estava fazendo”, Nelsol Firpo, morador do bairro Las Acácias
“As rótulas mais atrapalham do que ajudam. Eu mesma já me atrapalhei com a via causando danos ao meu veículo ao avançar no meio-fio de uma das rótulas”, Nilza Ornel, moradora do bairro Laranjal
Veja fotos da via duplicada
Fontes:
Departamento de Planejamento de Trânsito de Pelotas
Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito de Pelotas
Engenheira Clarissa Folharini
Entrevistados
Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito de Pelotas
Engenheira Clarissa Folharini
Entrevistados
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