Como a diversão com o futebol pode dar lucro às grandes empresas
Douglas Melo, Eduardo Reis, Igor de Campos e
Vinicius Silveira
A
propaganda já foi responsável por uma guerra. Após a época de Hitler, a
publicidade se tornou a maior “arma” das grandes empresas, uma vez que foi
através dela que o ditador teve apoio da população. E no futebol isto não seria
diferente, já que é um negócio que movimenta bilhões de dólares pelo mundo
todo. Com a venda de produtos licenciados e negociações de jogadores, o futebol
investe grande parte do dinheiro na paixão e na diversão dos apreciadores desse
esporte.
No
Brasil, um dos maiores sites esportivos do país criou um projeto para as
pessoas não acompanharem apenas os jogos de suas equipes, mas também de outros
times do Campeonato Brasileiro: o Cartola FC. Disponível no site do globoesporte.com e do canal pago SporTv, trata-se de um fantasy game gratuito, que premia os vencedores de cada rodada.
Nele,
o competidor faz o cadastro no site, cria um nome, um escudo e uniforme para
sua equipe. Feito isso, recebe C$100,00 cartoletas, que é a moeda do jogo, para
escalar seu time. Cada competidor atuando no Campeonato Brasileiro possui um
valor diferente, dependendo de sua importância, do clube em que atua e demais
cotações feitas pelo game. A cada
rodada os atletas sofrem variações em seu preço. Podem valorizar ou
desvalorizar, dependendo de suas atuações e dos critérios utilizados pelo site.
Os usuários do Cartola também podem criar ligas para competir entre amigos.
Quando questionado sobre o fantasy game, o estudante Gustavo Neves disse que a atração é “a
competição e tentar ganhar os prêmios que tem. Acompanho os times que me
interessam além do Grêmio”. Diogo Rossi, por sua vez, afirmou: “utilizo o fantasy game para competir e conhecer os
times”.
Através
do Cartola FC, os grandes sites e empresas de transmissão de jogos mantêm a
atenção dos usuários. Com o objetivo de acompanhar a sua pontuação no game, os competidores dão maior
audiência às programações esportivas do Campeonato Brasileiro. Esta
“brincadeira” é uma esperta jogada de marketing, transformando um simples jogo
em lucro para clubes, sites divulgadores e mídias donas dos direitos de
transmissão do campeonato. Assim, quando a publicidade diverte, os efeitos são
mais consideráveis.
- Vídeo sobre o Cartola FC
Nenhum comentário:
Postar um comentário