Pensamentos



"A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor." ALBERTO DINES


domingo, 24 de julho de 2011

Gauchada não deixa a cultura se perder

Desempenho no Enart mostra que parte artística está sendo melhor trabalhada nos CTGs

Danças valorizadas pelas CTGs
     O sucesso da gauchada que integra as invernadas artísticas de quatro entidades tradicionalistas na fase regional do Enart mostra que a cultura está novamente sendo bem trabalhada em Cachoeira do Sul. Considerando apenas os concursos nas modalidades individual ou dupla, 12 prendas e peões de Cachoeira passaram para a fase inter-regional do concurso, que acontecerá em outubro, em Pelotas, para definir os finalistas do Enart.
      No concurso de intérprete solista vocal masculino, o estudante Taylor Bulsing de Oliveira, 14 anos, do CTG Estância do Chimarrão, conquistou o terceiro lugar entre os 22 cantores que subiram ao palco da regional do Enart, em Encruzilhada do Sul. Oliveira, que toca violão e canta desde os nove anos de idade, passou à fase inter-regional ao interpretar “América Latina”, um sucesso do cantor Dante Ramon Ledesma.
        Apesar do Estância ser reconhecido pela forte invernada campeira que disputa rodeios, o capataz do Estância, Fábio Garin, observa que a entidade vem valorizando a parte artística e incentivando os jovens talentos. O Estância possui, em parceria com a Escola Getúlio Vargas, dois grupos de dança, reunindo cerca de 30 prendas e peões.

      Para o patrão do CTG Os Gaudérios, Edson Quadros, todas as entidades devem incentivar as invernadas artísticas, valorizando a cultura gaúcha:

“Eu fiquei contente com a participação de várias entidades de Cachoeira no Enart. Pena que os cinco CTGs de nossa cidade não estavam participando”

     Para ele, não deve ocorrer rivalidade entre as entidades, mas sim respeito e cordialidade...

“Todos devem sentir orgulho de levar o nome de Cachoeira pelo estado”

CUSTO - Ele enfatiza que atualmente não é fácil manter as invernadas, já que o custo é alto com viagens e indumentária, por exemplo. Assim, as despesas são custeadas pelo CTG e pelos integrantes dos grupos. “Existe todo um esforço coletivo para manter as invernadas”, afirma Quadros. Hoje o Gaudérios possui três grupos de dança, envolvendo cerca de 90 tradicionalistas. Durante o ano, são promovidos vários eventos no Gaudérios para arrecadar recursos para as invernadas.
 
Declamador do Delfino em primeiro na região

        Declamador do PL Delfino Carvalho, o estudante Douglas Diehl Dias, 15 anos, foi o primeiro colocado na fase regional do Enart, em Encruzilhada do Sul. Dias vai representar o Delfino na etapa inter-regional, em outubro, em Pelotas. O estudante, que declama desde os seis anos, está participando pela segunda vez no Enart. Na inter-regional, ele não estará sozinho, pois o segundo colocado na regional foi o estudante Micael Feliciano Machado Lopes, 15 anos.

         A prenda Muriel Machado Lopes salienta que é um orgulho para a entidade ter os dois primeiros colocados na declamação na região:

“Mas para mim é um motivo de mais orgulho ainda, pois os acompanho desde seus primeiros passos”

         No Delfino, as prendas e peões são auxiliados pelos mais experientes para participar de concursos tradicionalistas.
 
AULAS - “Todos são preparados desde o concurso da entidade. Oferecemos aulas de dança e declamação, além da preparação para provas escritas. Nós incentivamos os grupos de estudos e acompanhamos todos os projetos”, destaca Muriel. Ela enfatiza que, ao incentivar as prendas e peões, o Delfino está colaborando para a formação dos futuros líderes do movimento tradicionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário